A osteopatia, apesar de não muito tradicional no Brasil, é um tratamento bem conhecido na Europa, principalmente na Espanha e na França. Foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still em 1874, como uma alternativa à medicina tradicional — assim como a acupuntura.

De acordo com os osteopatas, em alguns casos pode ser mais eficiente que procedimentos convencionais, tais como quiropraxia  entre outros tipos de massagens.

No Brasil, a osteopatia é uma especialidade da fisioterapia. Então, é necessário ser fisioterapeuta e fazer uma pós-graduação em osteopatia para exercer a profissão.

O que é a osteopatia?

A osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa o equilíbrio do corpo, considerando-o como um todo. Na osteopatia, enxerga-se o corpo como uma coisa inteira, não o separa-se em musculatura esquelética, sistema digestivo, cardiovascular, respiratório etc. Está fundamentada em um conhecimento profundo de anatomia e fisiologia humana. 

Qual é a função da osteopatia?

O tratamento busca fazer com que o corpo trabalhe em homeostase, isso significa dizer que o corpo seja capaz de se auto equilibrar. Quando começamos a adoecer, essa capacidade de equilíbrio está desregulada por algum motivo. Assim, numa sessão busca-se encontrar e tratar a causa principal do desequilíbrio e não os sintomas. Permitindo o reequilíbrio das funções do organismo e do funcionamento do corpo.