O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia.

É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos da comunicação humana, ou seja, do desenvolvimento de linguagem oral e escrita, da articulação da fala, da voz, da audição, da fluência, além dos movimentos relacionados à mastigação, deglutição e respiração e articulação. Logo, é responsável por desenvolver atividades voltadas à saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação e terapia de seus pacientes.

Problemas como gagueira, dificuldade para engolir, falta de articulação ao pronunciar determinados sons ou mesmo aquele zumbido chato e bem baixinho no ouvido. O fonoaudiólogo é capaz de nos ajudar não só a prevenir, mas também a encontrar soluções para esses distúrbios relacionados aos processos de comunicação - seja na fala, na audição ou aqueles relacionados a movimentos, como a deglutição.

O fonoaudiólogo pode atuar de forma individual ou em parceria com outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, neurologistas, psicopedagogos e psicólogos, por exemplo.